Cânon (é a palavra ligada a cana). Canon da Bíblia é a forma (a medida) os critérios de dizer que os livros da Bíblia são inspirados por Deus.
Os judeus de Alexandria (no Egito) formou-se uma grande comunidade judaica. Eles tambem aceitavam os 7 livros escritos em gregos. Como nos Católicos aceitamos como livros inspirados por Deus.
No tempo de Jesus, o cânon mais longo já tinha sido aceito e fazia parte da famosa Bíblia grega chamada de Septuaginta, ou Setenta (LXX). Só o Antigo Testamento (46 livros).
Os hebreus de Jerusalém aceitavam os textos escritos em hebraico. Ao separar-se da Igreja Católica Martinho Lutero optou pela Bíblia hebraica contendo apenas (39 livros).
Os 7 livros que estão faltando na Bíblia dos Judeus (os hebreus de Jerusalém) e dos protestantes são: Baruc, Eclesiástico (Sirácida ou Bem Sirac), Sabedoria, Tobias, Judite, I e II Macabeus. Eles os chamam de “apócrifos”. Mas para nos Católicos são os livros (deuterocanônicos), isto é, aprovados num segundo cânon.
O Novo Testamento, foi escrito inteiramente em grego, na língua comum da época, que não é mais o grego clássico (este grego é chamado de “coinê ou “língua comum”). Já o Novo Testamento tanto os protestantes como os Católicos tem os mesmos números de livros (27 livros)
Nenhum comentário:
Postar um comentário