Quem é Jesus?
Para respondermos quem é Jesus é preciso termos fé. E essa fé tem que ser fundamentada nas três bases teológica. 1- Sagrada Escritura; 2- Tradição (testemunho) e o 3- Magistério (ensinamento).
No Novo Testamento Mateus afirma várias vezes. Jesus é o cumprimento de uma “profecia” do Antigo Testamento. Jesus é o Messias. O esperado mensageiro do povo de Deus. Eles dão título para dizer quem Jesus é realmente. Ele é o Senhor. Termo usado no Antigo Testamento. Filho de Deus. Filho do homem. As vezes o chamam de Deus.
Então podemos dizer que Jesus é o nosso “Salvador, que é Cristo, o Senhor”. Como já dizia o povo de Israel no Antigo Testamento. “Só Deus pode salvar”. Não os ídolos das nações circunvizinhas.
Os primeiros cristãos não hesitaram e reconheceram Deus na pessoa de Jesus. Afirmando que Jesus é o “Salvador”. Reconheceram que Jesus mostrou com sua morte na cruz. E na sua ressurreição. “Segundo Paulo, a ressurreição de Jesus nós diz que ele é o filho de Deus”. E Jesus foi levantado por Deus dentre os mortos.
No Evangelho de Marcos na cura do paralítico temos um bom exemplo de quem é Jesus. Ao curar o paralítico Jesus tambem perdoa os pecados. Deixando os doutores da lei com muita raiva e assombro. E os doutores da lei afirmam quem é Jesus. “Mas quem é esse que pode curar e perdoar pecado”? “Ele está blasfemando”! Os doutores da lei estavam “errados” ao dizer que Jesus estava blasfemando. Porém “certo” ao dizer que só Deus cura e perdoa pecado.
Essa autoridade de Jesus. Declara que ele não é somente homem. Mas tambem Deus. Quando o Novo Testamento nós mostra que Jesus chorou. Sentiu dor. E experimentou o significado da fome. Nós mostra em primeiro lugar. Que Jesus é um ser humano genuíno.
O Novo Testamento nós mostra tambem que Jesus é mais que um ser humano. Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Se começarmos a tratar Jesus somente como homem. Por um instante solucionaria o nosso problema lógico. Entretanto Jesus não poderia mais nós salvar. Porque só Deus pode nós salvar.
Ao dizermos que Jesus não é humano (somente Deus). Declaramos que ele não sofreu nenhuma dor de verdade. Foi tudo fingimento.
“Se Cristo foi apenas homem, então ele é totalmente irrelevante para qualquer reflexão sobre Deus; se ele era somente Deus, é irrelevante para a experiência da vida humana.”
Então quem é Jesus?
“Jesus é Deus e homem”
Fonte: Livro teologia para Amadores
Alister McGrath
Nenhum comentário:
Postar um comentário