Quando começamos a conhecer a historia do Brasil, algo nos intriga. Ou melhor dizendo, começamos a entender os nossos “éticos políticos”.
Vamos pegar como exemplo essa data que acabamos de comemorar 15/11/1889, “ proclamação da República”. Podemos dizer que foi o primeiro golpe militar aqui no Brasil, mesmo os envolvidos sendo: professores, bacharéis e militares.
Antes do 15/11/1889, foi instalado um governo provisório, tendo com chefe Marechal Deodoro da Fonseca. Depois de proclamado a República, e realizado o pleito, adivinhe quem é o escolhido para presidente?
Eureca! O próprio... Marechal Deodoro, porém, apenas transita o nome Monarquia à República. Porque a nova bancada política, é composta pelos velhos monarquistas. Houve nesse inicio muito percalços, monarquistas querendo voltar, e republicano não querendo deixar.
O nosso escritor Rui Barbosa que tanto se destacou, defendendo a República contra as exigências dos monarquistas, é afastado do governo. Já as províncias passando a se chamar estados, passam a ter maior independência, tendo leis e impostos próprios, e já podem decidir em muitas questões. Mesmo ligado a um governo central.
Não aguentando a pressão Deodoro renuncia, assume o vice-presidente Marechal Floriano Peixoto. Esse age com mão de ferro para pôr a casa em ordem, ficando no poder de 1891 à 1894.
Esse foi o inicio da República.
Viva a República!
Nenhum comentário:
Postar um comentário